Como investir em Ações do Zero Para Iniciantes

como investir em ações

Pode parecer complicado no inicio, para quem não tem conhecimento, começar a investir em ações. São várias objeções que vem a cabeça do novo investidor, como, medo de perder dinheiro, desconfiança no sistema, etc.

Mas neste post você verá o que é necessário para começar a investir, e ver que não é um bicho de sete cabeças, como dizem por ai. E como diz o mega investidor Warren Buffet, o risco que você corre, é pelo que você não conhece, sendo assim, quando você descobre como investir, seus riscos vão diminuindo.

Abrir um conta em uma corretora

Esse é o passo fundamental para se começar a investir em ações, pois sem uma corretora você não conseguirá realizar as transações das ações.

Resumidamente uma corretora funciona como uma ponte entre você e a Bolsa de Valores, que intermediará as compras e vendas das ações.

Se você ainda não sabe o que é uma corretora de valores mobiliários, neste post eu explico o que é e como funciona uma corretora de valores, mas saiba, elas são empresas genuínas e confiáveis, fiscalizadas pela CVM que é o Órgão Governamental que fiscaliza essas instituições.

Analisar as Ações

Essa é a parte mais importante para se comprar uma ação, pois deve-se realizar uma boa análise antes de comprar, e existem algumas formas de analisar ações, são elas:

  • Análise Técnica
  • Análise Fundamentalista
  • Tape Reading

Análise Técnica

Essa técnica consiste em realizar analises gráficas como o próprio nome diz, e buscar encontrar padrões nas imagens para poder encontrar, pontos de entrada e saída, em suas operações, como demonstro na imagem seguinte:

análise técnica

Análise Fundamentalista

Esse tipo de análise é um pouco mais detalhada, pois consistem em obter os indicadores financeiros das empresas e analisá-los. Esses indicadores, tem a finalidade de demonstrar informações à respeito das finanças internas e externas da empresa, como por exemplo a Preço/Lucro, que demonstra como está o preço em relação a distribuição dos lucros que a empresa tem dado.

Tape Reading

Essa técnica é muito mais avançada, pois exige muito mais agilidade por parte do investidor ou trade, e é mais utilizada no Day-trade, operações em que envolvem a compra e venda de um ativo em um único dia.

No Tape Reading você, através de um software especializado, analisa somente os níveis de preços e as quantidades de lotes de compra e venda em cada faixa de preço.

Definir a estratégia

como investir em ações

Ter em mente qual será a sua estratégia antes de começar já é um passo a frente dos que iniciam na bolsa de valores. Existem infinitas formas de operar na bolsa, mas nesse caso me refiro a janela de tempo do investimento. São basicamente três:

  • Day Trade
  • Swing Trade
  • Position

Day Trade

Consiste basicamente em comprar em vender as suas ações em um único dia, sem correr o risco de no dia seguinte estar com o prejuízo ou mesmo o lucro. Essa técnica exige do investidor mais agilidade, pois como as operações são de um único dia, ele tem a missão de entrar em um bom nível de preço, e sair com um lucro, que também deve ser pré-calculado previamente.

Swing Trade

Já nessa estratégia de tempo, você compra uma ação e a mantém por dias, e no máximo semanas. Exige do investidor um pouco mais de acompanhamento das noticias e constantemente dos gráficos, para estar atento a tomadas de decisão.

Position

Nesse tipo de estratégia você irá manter, suas ações por meses e até anos, aqui deverá estar mais resistente aos abalos econômicos e as possíveis quedas nos preços das ações que possivelmente acontecerão.

Essa estratégia tem as vantagens do longo prazo, que são as possíveis altas nos preços das ações e o pagamento dos dividendos, que poderão ser reinvestidos ou até mesmo utilizado como renda passiva.

Conclusão

Investir em ações pode ser uma ótima estratégia para aumentar seu capital financeiro, e você poderá encurtar esse caminho investindo primeiramente em capacitação intelectual, pois lhe auxilará a agir da maneira correta.

Se você deseja dar mais um passo rumo a sua capacitação em se tornar um Investidor em Ações, lhe convido a participar do Nosso Curso, com duração de apenas 1 Hora e 4 Minutos. Acesse Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *