Como investir em Ações Para Iniciantes

Se você está no inicio de sua jornada como investidor certamente já pensou em investir em Ações mas se deparou com uma infinidade de opções delas na bolsa de valores brasileiras ou até mesmo em outras bolsas espalhadas pelo mundo. Leia esse post atentamente e aprenda a escolher bem uma ação.

Investir em ações o que fazer

O primeiro passo a ser dado na hora de investir em Ações é abrir uma conta em uma corretora, pois é por meio dela que você irá ter acesso ao mercado, a maioria dos bancos também oferecem acesso ao mercado porém eles cobram taxas muito elevadas o que dificulta ainda mais a vida do investidor iniciante.

Nós escrevemos um post exclusivo para ensinar você a abrir uma conta em alguma Corretora de Valores Mobiliários e começar a investir seu dinheiro, acesse aqui.

Como começar a investir

investir em ações o que fazer

Após aberta a sua conta na corretora, os próximos passos são escolher o investimento em si.

Existem diversas formas de investir em ações por onde você pode começar. Você pode compra elas diretamente no home broker da corretora ou através de outros meios como:

  • Fundos de Investimento
  • Clubes de Investimento
  • ETF

Fundos de Investimento

São fundos gerenciados por um gestor profissional, que escolhe as ações usando seus critérios de análise, e conta com uma equipe que o auxilia no dia-a-dia na gestão e operações do fundo. Eles cobram uma taxa de administração que varia entre os fundos disponíveis no Mercado atualmente.

Eles são negociados através de cotas, que ficam disponíveis na sua corretora e em alguns casos possuem investimento minimo, ou seja, só é permitido entrar no fundo quem tem certo capital disponível mínimo, que varia desde R$ 1.000,00 até R$ 1.000.000.000,00.

Clubes de Investimento

Nessa modalidade você se une a outras pessoas que também querem investir e somam o capital de todos e realizam os investimentos, com se fossem uma empresa onde cada um possui uma cota proporcional ao valor de seu investimento realizado.

ETF

Essa modalidade já é muito popular nos EUA, e está se tornando conhecida aqui no Brasil a pouco tempo por parte dos investidores.

Com ETF você estará investindo em fundos de ações que compõe determinados índices da bolsa brasileira e se for o caso de outras bolsas mundiais.

Por exemplo cito o BOVA11 que é composto por todas ou 99% das ações que compõe o Ibovespa, que é o principal índice da bolsa brasileira, no caso é o que é composto pelas empresas que mais são negociadas na B3 (bolsa de valores brasileira).

como investir em ações ganhar dinheiro

Estratégias para investir em Ações

Existem basicamente três modalidades de estratégias para começar a investir em ações, sendo que cada uma delas pode exigir mais ou menos atenção e nível de conhecimento de cada investidor.

São elas:

  1. Day-Trade
  2. Swing-Trade
  3. Position

Day-Trade

Aqui você compra e vende a ação no mesmo dia com a finalidade de obter lucro nessa transação. Essa modalidade exige um pouco mais de atenção e foco por parte do investidor que deverá dominar algumas técnicas como Análise Gráfica e ou Tape Reading.

Swing-Trade

Nessa estratégia o investidor realiza a compra de determinada ação visando vendê-la com lucro após alguns dias ou semanas. Tem o seu lado positivo por não exigir muita agilidade em um único dia mais pode ser que te traga preocupações por estar “dormindo” com uma ação comprada.

Position

Essa estratégia é mais focada em investir para o longo prazo, variando de meses até anos, onde o investidor fica exposto a todas as oscilações durante esse período o que é necessário ter em atenção e foco para saber sair (vender) na hora exata e a hora exata e a hora do lucro.

Tipos de Ações

  • ON
  • PN

ON – Ordinárias

São ações que dão direito a voto nas assembleias das empresas. O poder de voto é proporcional a quantidade de ações que o indivíduo possui.

PN – Preferencais

São as ações que tem direito preferencial ao recebimento de dividendos, e tem suas negociações feitas todos os dias com liquidez variável dependendo da empresa escolhida.

Custos ao investir em ações

São alguns os custos que você deve ficar atento ao se investir em ações, seja focando no curto ou longo prazo

Veja a lista

  • Taxa de corretagem
  • Taxa de custódia da B3
  • Emolumentos
  • Imposto de Renda

One thought on “Como investir em Ações Para Iniciantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *