O que você precisa saber para ter conta em Corretora

Se você quer começar a investir na bolsa de valores brasileira, saiba de antemão que irá antes necessitar ter uma conta em uma corretora de valores mobiliários. Para aprender a abrir sua conta em questão de minutos leia esse post até o final.


Muitas pessoas se sentem perdidas na hora de começar a investir na bolsa de valores, e por isso acabam desistindo daquilo que poderá trazer para elas ótimos resultados, como o alcance de muitos objetivos financeiros, através dos investimentos que elas poderiam fazer através dessas corretoras.

Poucos sabem mas não é somente através de bancos que se pode começar a investir na bolsa. E por falta de conhecimento muito acabam até mesmo deixando o seu dinheiro na poupança, que rende bem pouco, e hoje em dia está quase com rendimentos negativos se descontarmos a inflação.

O que é uma corretora de valores mobiliários

Ela funciona como intermediário entre você e a B3, a atual Bolsa de Valores Brasileira, é nela que são realizadas as transações de compra e venda de ativos financeiros, como:

Elas são regulamentadas e fiscalizadas por um órgão do Governo chamado CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Ela foi criada para poder fiscalizar e organizar o Mercado de Valores Mobiliários brasileiro, sendo assim, fica mais seguro investir nosso dinheiro no por terras tupiniquins, pois podemos contar com esse órgão para nos “proteger” de possíveis fraudes.

Como funciona uma corretora de valores mobiliários

Elas funcionam totalmente online, como se fosse um banco digital, sem nenhuma agência física para atendimento ao público, porém elas atuam em seus escritórios espalhados, em sua maioria na cidade de São Paulo, onde se encontram sediadas grandes corretoras brasileiras.

Através de seus websites elas oferecem seus produtos de investimentos, como alguns dos citados anteriormente, onde você pode realizar a compra e a venda deles através de plataformas instaladas em seu computador, aplicativos para Smartphone ou até mesmo pelo navegador web, sem ter que instalar nada.

Elas ganhar dinheiro através das taxas cobradas de seus clientes, que ao realizarem alguma operação no mercado financeiro, como por exemplo a compra de uma ação, tem uma taxa de corretagem, entre outras, que vale a pena ficar atento, pois podem variar muito de uma para outra, diminuindo assim seus lucros.

mercado de valores mobiliários brasileiro
mercado de valores mobiliários brasileiro

Como abrir uma conta em uma corretora

Hoje em dia com o acesso a internet está muito mais simples abrir uma conta em alguma corretora, você só precisa ter em mão um computador, ou até mesmo pelo celular já dá para abrir uma conta e começar a investir seu dinheiro.

1° Passo: escolher a corretora

Esse passo é fundamental pois é através de sua corretora que irão serem realizadas as transações, e se você não se atentar a alguns fatores como, desempenho técnico, taxas, disponibilidade, atendimento ao cliente, e outros fatores poderá ter algumas dores de cabeça no futuro.

Pensando nisso nós escrevemos um artigo somente para lhe ajudar a escolher uma boa corretora de valores para investir, levamos em consideração uma pesquisa realizada pela PROTESTE, que é a maior associação de consumidores do Brasil, acesse o post aqui.

2° Passo: realizar o cadastro

Essa parte é bem mais prática e é simples de se fazer. Se você já fez algum cadastro em qualquer tipo de site, como o Facebook, então não irá ter nenhum problema em abrir sua conta.

Para esse tutorial nós escolhemos a Corretora Clear.

  1. Abra o site da Clear.
  2. Clique em ABRA SUA CONTA, como na imagem seguinte:
Como abrir uma conta na clear

3. Preencha com todos os seus dados pessoais.
4. Aguarde a confirmação.

É de suma importância você fornecer as informações corretas para que seu cadastro seja aprovado, pois qualquer inconsistência nos dados pode acarretar em problemas. Não é necessário estar com nome limpo, ou seja se você está negativado eles ainda podem abrir sua conta mesmo assim.

Outro ponto a ser considerado, é na hora de preencher a parte do cadastro SUITABILITY, que é um questionário que você terá que responder, para que seja identificado qual o seu perfil de investidor, e assim lhe serem oferecidos os produtos mais adequados ao seu perfil atual de investidor.

São três os perfis de investidores:

  • Conservador – aquele que não está disposto a correr muitos riscos e prefere investimentos mais seguros.
  • Moderado – esse perfil está mais disposto a correr risco que o anterior, porém também não abre mão da segurança.
  • Arrojado – como o nome já explica, quem tem esse perfil de investidor está disposto a correr riscos maiores para poder ter uma rentabilidade nos investimentos um pouco maior.
como investir no mercado de valores mobiliários brasileiro

3° Passo: investir

Finalmente o grande passo! se você teve a sua conta aprovada na Clear é só realizar o seguinte:

  1. Clicar em Login
  2. Informar seus dados de acesso
  3. Escolha a versão do Pit, recomendo o da esquerda.
  4. Clique em Swing Trade, como na imagem seguinte:
como comprar ações pela clear

5. Clique em adicionar Ativo, como na imagem:

como comprar ativos financeiros na clear

6. Clique no quadro com Ação escolhida e em seguida no canto direito escolha a quantidade, a data que deseja esperar para fechar a compra, e o preço limite que está disposto a pagar pelas ações escolhidas, como na imagem seguinte:

como comprar dollar

7. Digite sua Assinatura Eletrônica que você escolheu na hora do cadastro, como na imagem:

como comprar ativos financeiros na clear

8. Clique em comprar e pronto!

Agora você possui uma ação, mas esse mesmo processo vale para outros tipos de investimentos, não se restringindo a ações como no exemplo citado aqui.

Esse foi mais um de nossos tutoriais, e se você quer aprender mais como investir na bolsa de valores, mesmo sendo um iniciante, nós te indicamos o Único Curso que você precisa, ministrado pelo Júnior Viana, Economista, Educador Financeiro e Profissional certificado CPA 20 e CFP® que pode ser feito, no conforto de sua casa, com aulas 100% online e nos horários definidos por você. Acesse aqui antes que saia do ar.

One thought on “O que você precisa saber para ter conta em Corretora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *