ETF: Descubra o Que é e Como Investir

etf como investir em ações no longo prazo

Bom. Se você chegou até aqui é por que provavelmente ainda não conhece essa forma “relativamente nova” de investir em ações com pouco ou muito dinheiro disponível e o melhor. Continue lendo e Descubra o Que é e Como Investir. mesmo se você é um iniciante na bolsa. Saiba: essa é uma excelente forma de investir sem correr muito risco mesmo estando exposto à renda variável.

etf como investir em ações com pouco dinheiro
ETF – como investir em ações com pouco dinheiro

Afinal o Que é um ETF?

ETF é uma abreviação para Exchange-Traded Fund, ou seja é um fundo de investimento negociado na bolsa de valores, porém como algumas diferenças. Os ETFs são fundos que espelham os Índices da Bolsa de Valores, no caso da nossa Bolsa brasileira, a qual possui como seu principal índice o Ibovespa, temos um ETF chamado BOVA11, que “espelha” ou seja é composto por ações de praticamente todas as empresas que também compõem o Ibovespa.

Logo as pessoas que adquirem o BOVA11 estarão expostos a mesma oscilação que irá ocorrer com o índice que é composto pelas ações que mais são negociadas na bolsa de valores brasileira, ou seja se a bolsa subir 20% ao ano seu ganho também será de 20% no ano com seu BOVA11.

Mas o BOVA11 não é a única opção que você possui para investir em ETFs e estar exposto a renda variável correndo pouco risco e com pouco conhecimento, também existem outros que estão disponíveis para investir no Brasil, na tabela a seguir com todos eles:

BOVA11
SMAL11
BOVV11
IVVB11
DIVO11
XPML11
BOVB11
PIBB11
XBOV11
MALL11
LVBI11
SPXI11
ISUS11
UBSR11
FIND11
KFOF11
GSFI11
OUFF11
BRAX11
MATB11
CRFF11
BBSD11
GOVE11
ECOO11

Fonte: Investing Brasil

Como Investir:

É muito simples investir em ETF’s, funciona praticamente da mesma forma que investir em ações. Você só precisa ter uma conta em alguma corretora, abrir o Home Broker e digitar o código do ETF que você quer comprar, escolher o preço e a quantidade e comprar.

Na hora de vender também funciona de forma semelhante, basta escolher as melhores ofertas de compra enviada por outros investidores e vender suas cotas.

empresas para investir em ações 2020
investimento em fundos rendimento

Vale a Pena Investir em ETF?

Num ponto de vista mais generalizado podemos dizer que sim, vale a pena investir em ETF, pois você irá estar investindo em ações de várias empresas e de vários setores da economia brasileira, em apenas um ativo. Ou seja você não irá precisar comprar uma a uma as ações das empresas o que iria lhe gerar muitos custos com corretagem, emolumentos e outras taxas que se tem ao comprar ações.

Esse pode ser o primeiro passo para quem deseja começar a investir em renda variável e não possui muito conhecimento sobre o mercado, ou atém mesmo não tem tempo para ficar analisando várias empresas e monitorando se vale a pena ou não, é uma baixa economia de tempo também.

Você estará protegendo seu capital financeiro, pois comprando ETFs, seu dinheiro estará “estatisticamente” protegido das oscilações do mercado, por exemplo, quando alguma empresa é flagrada envolvida em algum esquema de corrupção, ou acontece alguma tragédia natural e os preços das ações dela caem, pelo fato de no ETF conter outras empresas você não sofrerá tanto com essa baixa, por estar com o capital diluído.

Porém um ponto negativo do ETF é que assim como você é “protegido” quando existe alguma queda nos preços de alguma ação que compõe o fundo, também fica de certa forma desfavorecido quando alguma empresa tem os preços de suas ações disparados em alta, pois não poderá desfrutar dessa alta isoladamente. Esses são alguns motivos de por que investir em fundos de investimento pode não ser atrativo se você deseja ser um Especulador, e não um Investidor.

investir em ações na bolsa de valores
investir em ações 2020

Como Escolher um bom ETF?

Escolher alguma forma de investimento segura e rentável não é tarefa fácil de se fazer hoje em dia, como tanta informação, desinformação e opções de empresas e ativos disponíveis para serem adquiridos.

Mas você pode levar em consideração alguns pontos antes de comprar seu ETF:

  • Disponibilidade para resgate em mais de 1 dia
  • Exposição a risco médio/alto
  • Fatores da economia
  • Setor da Economia do ETF

Esses são os pontos a serem levados em consideração, e eu explico cada um deles:

Disponibilidade para resgate em mais de 1 dia

Sim, ele não em liquidez imediata como na poupança e nem D+1 como no Tesouro Direto caso você deseje vender suas cotas do fundo de investimento, por se tratar de renda variável, podem haver ou não pessoas interessadas em comprar suas cotas no preço que você queira vendê-las. Se você deseja criar uma reserva de emergência, escrevemos outro post.

Exposição a risco médio/alto

Esse é um ponto importante a ser considerado, pois se você não está disposto a arriscar perder todo ou parte de seu capital, esse tipo de investimento pode não ser para você. Mesmo se tratando de um fundo de investimento onde se tem várias empresas em uma só aplicação financeira, o risco de investir em fundos não é nulo.

Fatores da economia

Sem dúvida esse é um assunto relevante para todos os tipos de investimentos em renda variável, como no caso de se investir em fundos na bolsa de valores, o que envolve uma exposição a diversos fatores que interferem na economia, como crises internas, externas, greves, juros, politica monetária, politica cambial, e uma série de outros elementos podem interferir positiva ou negativamente, acarretando em riscos de investir em fundos de ações .

Setor da Economia do ETF

Isso mesmo, existe alguns que possuem as ações de índice que compõe determinados setores da economia, e não estão expostos a todos os setores, construindo uma estratégia de investimento diversificado porém concentrado em único setor, o que leva ao equilíbrio da carteira, pois quando alguma empresa tem resultados ruins, pode ser compensada por outra que está indo melhor na Bolsa.

Se você deseja aprender mais sobre como investir seu dinheiro da melhor forma sob a orientação de um profissional qualificado, o Júnior Viana, Economista, Educador Financeiro, e Profissional certificado CPA 20 e CFP® disponibilizou um curso, que te leva do zero a investidor de sucesso, no conforto de sua casa, com aulas 100% online e nos horários definidos por você. Acesse aqui antes que saia do ar.

2 thoughts on “ETF: Descubra o Que é e Como Investir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *